Opiniões Histórias Sobre Engajamento Bots Relatórios Contato Faça parte
Aqui sua voz tem poder!
HISTÓRIA
57% dos adolescentes se sentem menos seguros em relação à violência sexual na pandemia

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, dos 159 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos ao longo de 2019, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes – um aumento de quase 14% em relação a 2018.

A violência sexual figura em 11% das denúncias que se referem a este grupo específico, o que corresponde a 17 mil ocorrências. Em comparação a 2018, o número se manteve praticamente estável, apresentando uma queda de apenas 0,3%.

No Brasil, o mês de maio é dedicado à conscientização sobre a violência sexual contra adolescentes e jovens. Trata-se da campanha #MaioLaranja, que envolve diferentes iniciativas governamentais e organizações da sociedade civil. Uma enquete realizada pela plataforma U-Report em maio passado apontou que nem sempre adolescentes e jovens sabem identificar e como agir.

Das 1.189 pessoas que participaram da ação – 66% mulheres, 25% homens e 8% não-binários, 90% delas adolescentes e jovens – 57% afirmaram não se sentir protegidas contra violações sexuais durante a pandemia, e 51% afirma não saber ao certo com agir diante de uma situação de abuso sexual.

93% das pessoas que responderam a enquete responderam sim ao ser perguntadas se gostariam de receber informações confiáveis sobre como agir para se proteger e denunciar violações de direitos.

Todas receberam um infocenter com 6 tópicos para ajudar a enfrentar esse problema, desenvolvidas pelo UNICEF em parceria com o Canal Futura e a organização Childhood Brasil.

Quer receber as informações no celular?

🟢 Participe no Whatsapp: http://bit.ly/MaioLaranjaWP 

🔵 Participe no Facebook: http://bit.ly/MaioLaranjaFB

Veja pelos números como nós estamos engajando as vozes da juventude para mudanças sociais positivas.
Explore o engajamento
UNICEF logo