Opiniões Histórias Sobre Engajamento Bots Relatórios Contato Faça parte
Aqui sua voz tem poder!
HISTÓRIA
U-Report lança central de informações sobre as vacinas contra a COVID-19

Desde que a pandemia de Covid-19 foi declarada em 11 de março de 2020, fornecer informações para a proteção das vidas contra a doença tornou-se fundamental. O projeto U-Report Brasil, iniciativa global do UNICEF implementada pela Viração Educomunicação, desenvolveu uma série de ações para entender as realidades e demandas de adolescentes e jovens neste contexto através da  realização de enquetes ao longo do ano de 2020 e do início de 2021, além de promover conteúdos informativos sobre os mais diversos assuntos que atravessam a situação pandêmica.  


 O projeto tem como objetivo envolver e mobilizar adolescentes e jovens na discussão de assuntos que impactam as suas vidas e, para isso, desenvolve suas ações através do Iure, um robô programado para interagir através das redes sociais (Facebook e Whatsapp). Atualmente, o programa é implementado em mais de 70 países e conta com mais de 13 milhões de usuários registrados na plataforma ao redor do mundo. No Brasil, são mais de 84 mil inscritos. 


Neste mês, o projeto lança uma central de informações sobre as vacinas contra a Covid-19 que visa sensibilizar adolescentes e jovens para a importância da vacinação, aumentar a confiança na ciência, educar para identificar rumores e incentivar o combate a notícias falsas. 


A desinformação sobre as vacinas


Em um questionário realizado no mês de fevereiro pelo projeto, 79% das pessoas que participaram afirmam que se vacinarão contra a Covid-19 quando as vacinas estiverem disponíveis para si. Entre os indecisos (14%) e quem afirma que não pretende se imunizar (7%), 34% acreditam que as vacinas não são seguras, 30% dizem não saber o suficiente sobre elas e 10% ouviram boatos negativos sobre as mesmas. O estudo contou com 1.392 participantes de todas as faixas etárias, com destaque para jovens de 15 a 24 anos (88% do total).


As pessoas que disseram ter escutado boatos sobre as vacinas tiveram espaço para compartilhar quais foram. Em síntese, se destacaram: outras doenças e mortes causadas pelas vacinas, a teoria da conspiração que diz que as vacinas foram produzidas para reduzir a população mundial, possíveis efeitos colaterais que apareceriam daqui a alguns anos, não comprovação científica da eficácia, as vacinas serem responsáveis por mais mortes que o próprio vírus, possibilidade das vacinas alterarem o DNA e, por fim, até mesmo transformar seres humanos em jacarés. A maioria dos/as/es participantes que ouviram boatos ruins sobre a vacina (48%) afirmam que tiveram contato com essas (des)informações através das redes sociais; 22% afirmam que ouviram de pessoas próximas, 17% na mídia, 4% em conversas entre pessoas da região em que vivem e 9% em outro lugar. 


Esses dados mostram a relevância da construção de um canal de fácil acesso a informações confiáveis sobre as vacinas, visto que muitos desses boatos podem influenciar um número significativo de pessoas a não se vacinar. Mesmo que adolescentes e jovens não estejam nos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19, sua atuação na campanha de vacinação importa desde já, pois carregam a potência de influenciar as pessoas próximas de si com informações seguras. Quebrar a circulação de informações falsas e sensibilizar para a importância da vacinação são duas ações que a juventude tem poder significativo para realizar e trazer benefícios à sociedade como um todo.


A central de informações sobre as vacinas


O conteúdo da central apresenta informações sobre desenvolvimento, segurança e acesso às vacinas, orientações para se proteger da Covid-19, dicas para desmascarar informações falsas e um espaço para reportar boatos e informações falsas sobre as vacinas para o UNICEF. O conteúdo da central será atualizado semanalmente. 


A navegação pela central de informações acontece através de um menu. Os usuários iniciam a comunicação com o robô enviando a palavra-chave VacinasINFO para o WhatsApp ou página do Facebook do projeto. Então, Iure (o robô) responde com informações sobre vários tópicos relacionados às vacinas.

Veja pelos números como nós estamos engajando as vozes da juventude para mudanças sociais positivas.
Explore o engajamento
UNICEF logo