Opiniões Histórias Sobre Engajamento Bots Relatórios Contato Faça parte
Aqui sua voz tem poder!
HISTÓRIA
O uso da internet entre adolescentes e jovens diante do distanciamento social

Entre os meses de abril e junho, a Viração, por meio dos projetos Consulta Brasil e U-Report Brasil, realizou quatro enquetes com adolescentes e jovens sobre o uso da internet; do acesso à rede e à educação remota diante da pandemia, às relações por meio das redes sociais e segurança de dados pessoais. 


As enquetes fazem parte do projeto Consulta Brasil, que consiste na realização de pesquisa participativa com o público infanto-juvenil a respeito do uso das TICs como estratégia para formação, mobilização e sensibilização sobre o tema; prevê também a criação de produtos de comunicação e materiais didáticos com diretrizes e metodologias para trabalhar o uso seguro e cidadão das TICs, voltados aos operadores do Sistema de Garantia de Direitos e às crianças e adolescentes.


A Viração em parceria com a Rede Conhecimento Social co-criou um questionário com as crianças e adolescentes participantes das oficinas - o qual foi aplicado presencialmente e por meio de plataforma online no ano passado e, agora, foi adaptado para U-Report, de acordo com as demandas específicas deste momento de distanciamento social onde o uso de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) assumiram um espaço maior no cotidiano. 


O questionário mapeou dados e opiniões de adolescentes e jovens de todo o país. Ao todo, foram mais de 2.000 respostas. Os resultados serão utilizados para a criação de dois guias a respeito do uso consciente e cidadão das TICs por crianças e adolescentes, sendo um volume para familiares, educadores e demais operadores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e um para crianças e adolescentes.

Confira os detalhes da consulta nos links:

Veja pelos números como nós estamos engajando as vozes da juventude para mudanças sociais positivas.
Explore o engajamento
UNICEF logo