Opiniões Histórias Sobre Engajamento Bots Relatórios Contato Faça parte
Aqui sua voz tem poder!
HISTÓRIA
A juventude não quer trabalhar? Em setembro o U-Report discutiu o assunto!

Quando no começo da década a crise econômica estourou em países da Europa, como Espanha, Grécia e Portugal, o discurso sobre a geração “Ni, Ni” que nem trabalha e nem estuda se popularizou muito! E pouco tempo depois bateu na porta da realidade brasileira o discurso sobre a geração que “nem trabalha e nem estuda”. Motivados por esse discurso a gente do U-Report queria discutir um pouco quem é essa juventude brasileira e se podemos dizer que fazem parte dessa geração “nem, nem”.

Assim, partimos de que os U-Reporters têm em sua maioria (50%) de 13 - 18 anos, depois vêm os 28% de jovens que têm entre 19 - 25 anos. E 52% deles só estudam, frente a 25% que estudam e trabalham. A questão aqui é que apenas 2% dos respondentes disseram não trabalhar e nem estudar, por que é importante levar em consideração que mesmo aqueles que não estudam e nem trabalham podem estar procurando emprego (9%), o que não os colocaria dentro de um discurso que quer ver o jovem como aquele sujeito que “não sabe o que quer”. Pelo contrário, 60% dos U-Reporters gostariam de estar estudando e  trabalhando!

Além disso, os U-Reporters parecem não acreditar que o trabalho é a única resposta para alcançar os sonhos, sendo isso uma verdade parcial para 55% deles e apenas 7% acreditam que o trabalho não é fundamental para a realização de sonhos. Ao que parece eles estão sinalizando a importância do trabalho e estudo em sua vidas, como dimensão central, mas não única, para a formação como um indivíduo pleno em nossa sociedade.

A socióloga e pesquisadora da área de juventude, Regina Novais, costuma dizer que o que marca essa geração são alguns medos: de morrer, de se desconectar e de sobrar! E acrescenta que para superar esses medos é necessário políticas públicas que não vejam o jovem nem como problema, nem como solução do futuro; mas como sujeitos de direitos que convivem a partir de diversas experiências socioculturais, étnicas, de gênero, entre outros marcadores que distinguem as juventudes brasileiras. Mas que sinalizam aqui no U-Report seu interesse por uma vida com estudo e trabalho. A questão é o que mais interessa e como fazer essas políticas serem para os jovens? Na nossa próxima enquete vamos debater um pouco isso!

Se ficou curioso, dá uma olhada no resultado completo aqui.


Veja pelos números como nós estamos engajando as vozes da juventude para mudanças sociais positivas.
Explore o engajamento
UNICEF logo